
Com o processo de Bolonha, que proponha melhorar e facilitar os processos relacionados com o ensino superior, muita coisa ficou pior. Em algumas situações passou-se do ‘oito ao oitenta’. Entre as alterações previstas pelo referido processo, estava o término das avaliações apenas semestrais através de exames, para passar a existir uma avaliação distribuída e contínua ao longo de casa semestre. No entanto, o que se verificou é que, o que à primeira vista parecia uma vantagem para todos se tornou num pesadelo. De facto, em muitos casos, passaram a existir avaliações todas as semanas às várias cadeiras, às quais se juntaram os relatórios e trabalhos extra. Desta forma, as pessoas ficaram com horários sobrecarregadas, o que impediu a prática de outras actividades extra-curriculares, quer lúdicas, desportivas ou mentais, que constituem uma mais valia a qualquer pessoa.
No entanto, apesar da grande maioria populacional opinar criticamente contra estas medidas, nada suficientemente grandioso foi feito para demonstrar o seu desagrado. Falo, por exemplo, de uma grande manifestação de estudantes como já há muito não se ouve falar, cujo impacto se faça sentir nos nossos órgãos de soberania, obrigando-os a ouvir a nossa opinião e permitindo-nos ter algum poder sobre as decisões a tomar. É preciso seguir o exemplo dos estudantes de outros tempos que se manifestavam pelos seus direitos e regalias, e não ficavam passivos perante aquilo que, mais do que aos outros, lhes dizia respeito. Porque não fazer igual? Porque não agir? Será medo? Ou simplesmente preguiça?
Jorge Neiva
Concordo plenamente. Temos de aproveitar enquanto que somos jovens e temos garra para lutar pelos nossos ideais.
ResponderEliminarPor falar em jovens deixo-vos aqui um link de um blog que encontrei e que é feito por um grupo de jovens que pertence a um jornal. o link é
www.jactiva1.blogspot.com