sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Alvarães ganhou...

Não podiam ser melhores os resultados, quer para a JSD, quer para o PSD em Alvarães.

Para mim foi um trabalho conjunto entre o dinamismo dos jovens e a enorme experiência dos mais velhos que nos levou a conseguir esta vitória para Alvarães. Este trabalho conjunto tem que continuar a ser conseguido durante estes 4 anos, para que todos os alvaranenses saiam a ganhar.

Em meu nome e em nome da JSD Alvarães agradecemos principalmente aos jovens alvaranenses que foram votar no PSD/CDS-PP por acreditarem neste “novo Projecto para Alvarães”

Também em nome da JSD Alvarães, e como não podia deixar de ser, dou os parabens a Cristina Jaques e sua equipa por esta magnífica vitória.

Contudo, não podemos concentra-nos apenas na vitória mas principalmente nos interesses de Alvarães.

A JSD vai estar de certeza em cima de tudo o que se passa em Alvarães, assistindo ao máximo de Assembleias possiveis, e ainda através dos três membros que fazem parte da lista vencedora, Maurício Miranda, Jorge Neiva e Ricardo Pereira, contribuindo com ideias e assegurando os interesses da juventude alvaranense.

A JSD deseja bom trabalho a este executivo.

Cumprimentos
João Tiago Peixoto

sexta-feira, 12 de junho de 2009

A "Abstenção" em Portugal

Em tempo de eleições mais uma vez vem ao de cima o tema “abstenção”. Em política, este termo é usado para se privar de tomar as próprias decisões políticas, deixando que os outros decidam por si.
A abstenção é usada principalmente em tempo de eleições, quando não se vota propositadamente em algum candidato, manifestando assim o seu desagrado pelas opções políticas tomadas pelos partidos em questão. Muitas vezes a abstenção é usada como forma de protesto contra a obrigação ao direito de voto.
A abstenção eleitoral é uma forma de política, defendida pelos anarquistas, e condenada pelos democratas. É também sustentada por pessoas que
defendem que votar e um dever cívico. No entanto não devemos confundir abstenção política, com “abstenção comodista”.
Quando falo de abstenção comodista, refiro-me a pessoas, que não se dignam sequer a deslocar-se as urnas, por mera preguiça. É também de frisar que muitas pessoas não vão votar, pelo erróneo pensamento que por serem eleições para o parlamento europeu, não tem nada a ver com isso, negligenciando, que acima das leis portuguesas, estão as leis da Europa.
Como se verificou nas eleições europeias de 2009, mais uma vez ganhou a abstenção com 63,14% dos votos a nível nacional e 57,06% a nível europeu. Também na nossa Vila se registou uma grande abstenção, com 70,28% de não votantes.

(Clicar na imagem para ver melhor)

Jorge Cruz

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Festa de Santa Cruz


Como jovem Alvaranense e como militante da JSD Alvarães tenho todo o gosto em apresentar neste blog, o programa das Festas das Cruzes que se vão realizar no próximo fim de semana, dias 21, 22, 23 e 24.


21 de Maio de 2009 (Quinta-Feira da Ascensão)
08h00 – Salva de Morteiros.
08h30 – Entrada do Grupo de Zés P’reiras Nacionais de Fragoso.
20h00 – Eucaristia – Devoção da Hora – Momento solene com lançamento de pétalas de flores junto ao Altar-Mor e por toda a igreja realizado por crianças.


22 de Maio de 2009 (Sexta-Feira)

08h00 – Salva de Morteiros
08h30 – Entrada do Grupo de Zés P’reiras Nacionais de Fragoso.
10h00 – Apresentação de cumprimentos às Autoridades. A Comissão de Festas de Santa Cruz faz-se acompanhar por elementos do Grupo Folclórico de Danças e Cantares de Alvarães e do Grupo de Zés P’reiras Nacionais de Fragoso.


23 de Maio de 2009 (Sábado)

08h00 – Salva de Morteiros
08h30 – O Grupo de Zés P’reiras Nacionais de Fragoso continua a percorrer a vila.
15h00 – Entrada no recinto da Festa da Banda Musical Amigos da Branca e da Banda de Música Casa do Povo Moreira do Lima.
16h30 – Concentração das 14 Cruzes da Via Sacra, compostas por jovens, seguida de desfile e respectiva colocação ao longo da Avenida da Igreja.
17h00 – Entrada da Fanfarra de Escuteiros de Alvarães.
18h30 – Concentração no centro da vila dos Andores Floridos que seguirão para a Igreja Matriz.
20h00 – Eucaristia na Igreja Matriz com a participação do Grupo Coral S. José Operário.
21h15 – Início do Arraial.
21h30 – Concerto com a Banda Musical Amigos da Branca e da Banda de Música Casa do Povo Moreira do Lima.
23h00 – Espectáculo musical com o artista Rui Bandeira e a sua banda.
00h30 – Sessão de fogo-de-artifício.
01h00 – Actuação dos DJs United Housefellas: Pete Heuvel
e Mayno.


24 de Maio de 2009 (Domingo)

08h00 – Eucaristia na Igreja Matriz solenizada pela Banda Cultural e Recreativa de Estorãos.
09h00 –Estorãos no adro da Igreja Matriz.
09h30 – Eucaristia na Igreja de S. José com a participação do Grupo Coral S. José Operário.
11h00 – Eucaristia solene na Igreja Matriz com a participação do Grupo Coral S. José.
14h30 – Concerto da Banda Cultural e Recreativa de Estorãos.
16h00 – Hora Solene.
16h30 – Procissão Solene em honra de Santa Cruz.
18h00 – Despedida da Fanfarra de Escuteiros de Entrada da Banda Cultural e Recreativa de Alvarães.
18h15 – Despedida da Banda Cultural e Recreativa de Estorãos.
18h30 – XXXI Festival Folclórico de Alvarães com a participação do Rancho Folclórico Passos Silgueiros (Viseu), Grupo Folclórico de Cacia (Aveiro), Grupo Folclórico Centro Social Vila Nova Sande (Guimarães), Rancho Folclórico S. Pedro de Rates (Póvoa de Varzim) e Grupo Folclórico de Danças e Cantares de Alvarães (Viana do Castelo).
21H15 – Início do Arraial.
21h30 – Actuação do Grupo Festada Minhota.
00h00 – Sessão de fogo-de-artifício e encerramento das Festas de Santa Cruz.

Vem participar na Festa de Santa Cruz, apreciando os andores e as cruzes (feitas pelos jovens Alvaranenses) completamente compostos pétala a pétala pela população de Alvarães.

Com os melhores cumprimentos
João Peixoto

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Vamos fazer revolução!

Com o processo de Bolonha, que proponha melhorar e facilitar os processos relacionados com o ensino superior, muita coisa ficou pior. Em algumas situações passou-se do ‘oito ao oitenta’. Entre as alterações previstas pelo referido processo, estava o término das avaliações apenas semestrais através de exames, para passar a existir uma avaliação distribuída e contínua ao longo de casa semestre. No entanto, o que se verificou é que, o que à primeira vista parecia uma vantagem para todos se tornou num pesadelo. De facto, em muitos casos, passaram a existir avaliações todas as semanas às várias cadeiras, às quais se juntaram os relatórios e trabalhos extra. Desta forma, as pessoas ficaram com horários sobrecarregadas, o que impediu a prática de outras actividades extra-curriculares, quer lúdicas, desportivas ou mentais, que constituem uma mais valia a qualquer pessoa.

No entanto, apesar da grande maioria populacional opinar criticamente contra estas medidas, nada suficientemente grandioso foi feito para demonstrar o seu desagrado. Falo, por exemplo, de uma grande manifestação de estudantes como já há muito não se ouve falar, cujo impacto se faça sentir nos nossos órgãos de soberania, obrigando-os a ouvir a nossa opinião e permitindo-nos ter algum poder sobre as decisões a tomar. É preciso seguir o exemplo dos estudantes de outros tempos que se manifestavam pelos seus direitos e regalias, e não ficavam passivos perante aquilo que, mais do que aos outros, lhes dizia respeito. Porque não fazer igual? Porque não agir? Será medo? Ou simplesmente preguiça?

Jorge Neiva

segunda-feira, 2 de março de 2009

Primeira iniciativa do núcleo da JSD Alvarães

Foi no passado dia 21 de Fevereiro que se realizou a primeira festa do núcleo da JSD de Alvarães. A festa intitulada “A festa é tua!” tinha dois objectivos principais.


O Primeiro, e mais importante, foi a reunião e confraternização dos militantes e simpatizantes do partido social-democrata, com vista à promoção de um maior conhecimento e entendimento entre estas pessoas com algo em comum.


O segundo objectivo prende-se com a questão monetária, uma vez que todas estas actividades e eventos têm os seus custos. Desta forma, com a ajuda de todos (neste caso, financeira) é possível passar um dia, tarde, ou mesmo uma noite bastante animada e entre amigos. Além disso, esta festa foi importante para angariar fundos para as próximas actividades que o núcleo realizar.


A festa contou ainda com a presença de membros de outros núcleos da concelhia e da distrital, tanto da JSD como do PSD, nomeadamente pela presença de Eduardo Teixeira (Presidente da Comissão Política Distrital do PSD e vogal da Comissão Política Nacional do PSD), de Marília Nunes (Presidente da JSD da Concelhia de Viana do Castelo e Vice-Presidente da CPS da JSD Viana do Castelo).


No entanto, a festa não teve a adesão esperada por parte dos militantes, principalmente do núcleo de Alvarães. Contudo, continuaremos a trabalhar para estimular e cativar cada vez mais os nossos militantes, de forma a aumentar o número de participantes neste tipo de actividades.


Como Marília Nunes costuma dizer: “somar para multiplicar”.


Jorge Neiva

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

A FESTA É TUA


Com o objectivo de juntar ainda mais os jovens sociais democráticas e simpatizantes do mesmo partido ao nosso núcleo, a JSD Alvarães vai realizar a primeira festa desde a sua criação, para permitir que toda a gente conviva e se divirta durante algumas horas.

Assim, a festa tem início marcado para as 23 horas do dia 21 de Fevereiro na “casa de esteios”, uma habitação particular em Alvarães.

Apresentando agora a “casa de esteios”, temos um espaço rústico com uma sala, uma casa de banho, um alpendre com lareira e mesa em pedra, construida pelos próprios donos, com muito empenho e dedicação durante alguns anos. Esta casa está decorada com objectos antigos que se combina com as paredes totaltamente feitas em esteios (decoração rustica). Muito bom gosto tiveram os donos da casa, que desde já agradecemos a disponibilidade para nos emprestar este local para realizar a festa.

Nesta festa vão ser também convidados o presidente da JSD distrital de Viana do Castelo, José Arieiro, e a presidente da concelhia da JSD de Viana do Castelo, Marília Nunes, entre outros.
O preço de entrada é de 5 euros para raparigas e de 7.50 para rapazes, com bebida a discrição.

Precisamos de confirmação até 19 de Fevereiro (quinta-feira). A INDICAÇÃO DE COMO SE VAI PARA A FESTA, que não vai ser aqui divilgudo por se tratar de uma casa privada, mas SERÁ DITO QUANDO CONFIRMAREM A PRESENÇA e qualquer dúvida não hesitem, entrem em contacto connosco por telemóvel, por mail, etc.

A FESTA É TUA
João Tiago Peixoto

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Resultados do referendo de Viana do Castelo

Num domingo chuvoso, a maior parte da população de Viana do Castelo, decidiu não sair à rua para exercer o seu direito de voto, conseguindo com isso que o referendo não fosse vinculativo, ou seja mais de 50% dos eleitores, não foram votar. Alias apenas 30% dos eleitores compareceram as urnas.
Respeitando, a opinião de cada um, apesar de não conseguir aceitar a abstenção altíssima que ocorreu, desses 30% dos eleitores, 62% votaram NÃO à integração de Viana do Castelo à Comunidade Intermunicipal Minho-Lima e 32% votaram SIM.
Nas 40 freguesias que fazem parte do concelho de Viana do Castelo, o NÃO ganhou em 39 e em apenas uma ganhou o SIM.
Para melhor confirmar estes resultados e para ver com mais pormenor, aceda a este link do governo civil.
http://www.dgai.mai.gov.pt/cms/files/conteudos/file/administracao_eleitoral/Referendo%20Viana/Resultados_Referendo_2009-20h24.pdf
A JSD não foi figura de cartaz nesta campanha, esteve ao lado das pessoas a favor do direito de voto, pelo SIM à integração na Comunidade Intermunicipal Minho-Lima, e como jovens que somos não percebemos quais os motivos de tão pouca gente ir votar. Porque votar é um direito que temos, e porque esse direito foi adquirido depois de tantas lutas…. é incompreensivel que a vastissima maioria das pessoas não o exerça.
Cumprimentos.
João Peixoto

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Jantar de tomada de posse

No passado sábado, dia 17 de Janeiro, realizou-se a tomada de posse de quatro órgãos de secção da JSD no nosso distrito, nomeadamente Ponte de Lima onde foi reeleito Filipe Lima, Arcos de Valdevez que elegeu Daniela Gonçalves, Viana do Castelo, Marília Nunes e por fim culminando o conjunto de eleitos, tendo-o sido no próprio dia, César Gomes pela secção de Caminha.
A CPD JSD Alto Minho, aproveitando a oportunidade, promoveu assim um pequeno convívio com jovens dos quatro concelhos. Na tomada de foi dada a palavra a todos, discutindo-se, entre outras coisas, planos para este novo ano de 2009. De seguida ocorreu um jantar de convívio e noite de animação onde todos puderam conhecer-se melhor.
De salientar que nesta formalidade de tomada de posse estiveram presentes, Eduardo Teixeira (Presidente da Comissão Política Distrital do PSD) e Joaquim Biancard (Vice-Presidente da Comissão Política Nacional da JSD).
A iniciativa foi ainda presenciada por João Torres, Presidente da Comissão Política de Secção da JSD de Esposende o que sublinha as boas relações políticas existentes com o referido concelho.










Maurício Miranda




quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

A CIM devemos votar

Como já é do conhecimento de todos, no próximo domingo haverá em todo o concelho de Viana do Castelo um referendo, cuja pergunta a referendar é: "Concorda que o Município de Viana do Castelo integre a Comunidade Intermunicipal Minho-Lima (CIM)?".
A JSD de Alvarães foi convidada pelo grupo "Movimento SIM, é natural" que tem como porta-voz o professor António Gonçalves, apoiado pelo PSD e CDS-PP, a participar hoje (21/01/09) numa secção de esclarecimentos, na junta de freguesia de Alvarães, às 21:30 horas.
Embora a JSD de Alvarães não faça nenhuma campanha específica a favor do SIM ou do NÃO à integração, por achar que se trata de um referendo em que não devemos pensar em cores partidárias, mas sim no bem da NOSSA terra e na união de esforços para o melhor resultado possível, aconselha plenamente a participação nesta sessão, tanto porque achamos que o SIM é mais vantajoso para a cidade de Viana do Castelo e logo, melhor para Alvarães, mas também, para ficar a saber mais pormenores sobre este referendo.

O que a JSD não pode deixar de frisar é que o voto num referendo, vale tanto ou mais que numa qualquer eleição, porque cada vez que vamos votar, adquirimos o direito de reclamar, e discordar de atitudes tomadas.

Vale apena recordar que VOTAR é mais que um DIREITO, é um DEVER, por isso apelamos para que votem

Cumprimentos
Maurício Miranda, em nome do núcleo e mesa do plenário da JSD Alvarães.

PS: Aconselhamos também a todos aqueles que não tiveram a oportunidade de ver em directo o debate sobre o referendo de Viana do Castelo, transmitido segunda-feira à noite na RTP1, a acederem a este link:
http://tv1.rtp.pt/programas-rtp/index.php?p_id=23414&e_id=29&c_id=1&dif=tv

Dia 25 é importante lá ir…

É verdade…é já no dia 25 de Janeiro que Viana do Castelo decide se quer ou não abandonar todo um distrito que até agora liderou, é nesse dia que temos o dever de dizer claramente o que queremos para o nosso distrito.
Muito se tem falado por aí nestes dias e já muitos foram os debates em que já ouvimos todos os intervenientes e todas as posições. Todos achamos que qualquer uma das posições tem claras condições de vencer e decidir (pelo menos até uma possível consulta publica sobre a regionalização da qual já muito se fala) o futuro do nosso distrito.
Se por um lado temos uma grande falta de representatividade, por outro lado temos a certeza que do outro lado não lidaremos com pessoas de má fé. Muitos dirão que economicamente não nos faz diferença, a verdade é que dispensamos o dinheiro a que teremos direito se nos associarmos. Se por um lado na Assembleia de República todos os partidos a reprovaram, é um facto que já muitos municípios se associaram a concelhos vizinhos e só nós temos problemas de representatividade.
Já tivemos tempo suficiente para pensar e para decidir, e o mais importante é de facto, ir às urnas com consciência e fazer uso de um direito que nos pertence… temos que votar e exprimir claramente a nossa posição sobre aquilo que queremos para a nossa cidade e para todo o seu conselho e distrito… aquele que não vai votar de livre e espontânea vontade não discutirá de forma legitima qualquer assunto que ao referendo diga respeito até porque não ajudou na decisão. SIM ou NÃO interessa que VOTE!!!

João Pereira

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

A JSD de Alvarães deseja-vos um feliz ano de 2009

Em ano de eleições autárquicas, presidenciais e europeias, e de um referendo acerca da integração do Município de Viana do Castelo na Comunidade Intermunicipal Minho-Lima, a JSD de Alvarães deseja poder contar com o apoio de todos os jovens para que a nossa voz também seja ouvida. Vamos fazer de nós, jovens, uma voz activa, a voz que todos queiram ouvir, a voz que se deve ouvir. Ano Novo, vida nova. E Alvarães precisa de uma nova vida. E porque não, nós jovens a dar-lha? É tempo de fazermos alguma coisa por esta magnifica terra!
Alegria, esperança, paz, saúde, amor e alguns trocos no bolso são os sinceros votos da JSD de Alvarães para todos. Bom Ano 2009.

Olga Pereira