terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Resultados do referendo de Viana do Castelo

Num domingo chuvoso, a maior parte da população de Viana do Castelo, decidiu não sair à rua para exercer o seu direito de voto, conseguindo com isso que o referendo não fosse vinculativo, ou seja mais de 50% dos eleitores, não foram votar. Alias apenas 30% dos eleitores compareceram as urnas.
Respeitando, a opinião de cada um, apesar de não conseguir aceitar a abstenção altíssima que ocorreu, desses 30% dos eleitores, 62% votaram NÃO à integração de Viana do Castelo à Comunidade Intermunicipal Minho-Lima e 32% votaram SIM.
Nas 40 freguesias que fazem parte do concelho de Viana do Castelo, o NÃO ganhou em 39 e em apenas uma ganhou o SIM.
Para melhor confirmar estes resultados e para ver com mais pormenor, aceda a este link do governo civil.
http://www.dgai.mai.gov.pt/cms/files/conteudos/file/administracao_eleitoral/Referendo%20Viana/Resultados_Referendo_2009-20h24.pdf
A JSD não foi figura de cartaz nesta campanha, esteve ao lado das pessoas a favor do direito de voto, pelo SIM à integração na Comunidade Intermunicipal Minho-Lima, e como jovens que somos não percebemos quais os motivos de tão pouca gente ir votar. Porque votar é um direito que temos, e porque esse direito foi adquirido depois de tantas lutas…. é incompreensivel que a vastissima maioria das pessoas não o exerça.
Cumprimentos.
João Peixoto

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Jantar de tomada de posse

No passado sábado, dia 17 de Janeiro, realizou-se a tomada de posse de quatro órgãos de secção da JSD no nosso distrito, nomeadamente Ponte de Lima onde foi reeleito Filipe Lima, Arcos de Valdevez que elegeu Daniela Gonçalves, Viana do Castelo, Marília Nunes e por fim culminando o conjunto de eleitos, tendo-o sido no próprio dia, César Gomes pela secção de Caminha.
A CPD JSD Alto Minho, aproveitando a oportunidade, promoveu assim um pequeno convívio com jovens dos quatro concelhos. Na tomada de foi dada a palavra a todos, discutindo-se, entre outras coisas, planos para este novo ano de 2009. De seguida ocorreu um jantar de convívio e noite de animação onde todos puderam conhecer-se melhor.
De salientar que nesta formalidade de tomada de posse estiveram presentes, Eduardo Teixeira (Presidente da Comissão Política Distrital do PSD) e Joaquim Biancard (Vice-Presidente da Comissão Política Nacional da JSD).
A iniciativa foi ainda presenciada por João Torres, Presidente da Comissão Política de Secção da JSD de Esposende o que sublinha as boas relações políticas existentes com o referido concelho.










Maurício Miranda




quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

A CIM devemos votar

Como já é do conhecimento de todos, no próximo domingo haverá em todo o concelho de Viana do Castelo um referendo, cuja pergunta a referendar é: "Concorda que o Município de Viana do Castelo integre a Comunidade Intermunicipal Minho-Lima (CIM)?".
A JSD de Alvarães foi convidada pelo grupo "Movimento SIM, é natural" que tem como porta-voz o professor António Gonçalves, apoiado pelo PSD e CDS-PP, a participar hoje (21/01/09) numa secção de esclarecimentos, na junta de freguesia de Alvarães, às 21:30 horas.
Embora a JSD de Alvarães não faça nenhuma campanha específica a favor do SIM ou do NÃO à integração, por achar que se trata de um referendo em que não devemos pensar em cores partidárias, mas sim no bem da NOSSA terra e na união de esforços para o melhor resultado possível, aconselha plenamente a participação nesta sessão, tanto porque achamos que o SIM é mais vantajoso para a cidade de Viana do Castelo e logo, melhor para Alvarães, mas também, para ficar a saber mais pormenores sobre este referendo.

O que a JSD não pode deixar de frisar é que o voto num referendo, vale tanto ou mais que numa qualquer eleição, porque cada vez que vamos votar, adquirimos o direito de reclamar, e discordar de atitudes tomadas.

Vale apena recordar que VOTAR é mais que um DIREITO, é um DEVER, por isso apelamos para que votem

Cumprimentos
Maurício Miranda, em nome do núcleo e mesa do plenário da JSD Alvarães.

PS: Aconselhamos também a todos aqueles que não tiveram a oportunidade de ver em directo o debate sobre o referendo de Viana do Castelo, transmitido segunda-feira à noite na RTP1, a acederem a este link:
http://tv1.rtp.pt/programas-rtp/index.php?p_id=23414&e_id=29&c_id=1&dif=tv

Dia 25 é importante lá ir…

É verdade…é já no dia 25 de Janeiro que Viana do Castelo decide se quer ou não abandonar todo um distrito que até agora liderou, é nesse dia que temos o dever de dizer claramente o que queremos para o nosso distrito.
Muito se tem falado por aí nestes dias e já muitos foram os debates em que já ouvimos todos os intervenientes e todas as posições. Todos achamos que qualquer uma das posições tem claras condições de vencer e decidir (pelo menos até uma possível consulta publica sobre a regionalização da qual já muito se fala) o futuro do nosso distrito.
Se por um lado temos uma grande falta de representatividade, por outro lado temos a certeza que do outro lado não lidaremos com pessoas de má fé. Muitos dirão que economicamente não nos faz diferença, a verdade é que dispensamos o dinheiro a que teremos direito se nos associarmos. Se por um lado na Assembleia de República todos os partidos a reprovaram, é um facto que já muitos municípios se associaram a concelhos vizinhos e só nós temos problemas de representatividade.
Já tivemos tempo suficiente para pensar e para decidir, e o mais importante é de facto, ir às urnas com consciência e fazer uso de um direito que nos pertence… temos que votar e exprimir claramente a nossa posição sobre aquilo que queremos para a nossa cidade e para todo o seu conselho e distrito… aquele que não vai votar de livre e espontânea vontade não discutirá de forma legitima qualquer assunto que ao referendo diga respeito até porque não ajudou na decisão. SIM ou NÃO interessa que VOTE!!!

João Pereira

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

A JSD de Alvarães deseja-vos um feliz ano de 2009

Em ano de eleições autárquicas, presidenciais e europeias, e de um referendo acerca da integração do Município de Viana do Castelo na Comunidade Intermunicipal Minho-Lima, a JSD de Alvarães deseja poder contar com o apoio de todos os jovens para que a nossa voz também seja ouvida. Vamos fazer de nós, jovens, uma voz activa, a voz que todos queiram ouvir, a voz que se deve ouvir. Ano Novo, vida nova. E Alvarães precisa de uma nova vida. E porque não, nós jovens a dar-lha? É tempo de fazermos alguma coisa por esta magnifica terra!
Alegria, esperança, paz, saúde, amor e alguns trocos no bolso são os sinceros votos da JSD de Alvarães para todos. Bom Ano 2009.

Olga Pereira